Smite é um jogo multiplayer estilo MOBA (Multiplayer Online Battle Arena) em terceira pessoa onde os jogadores assumem o papel de deuses mitológicos em combates multi-jogadores por diversas arenas. No Brasil o jogo está sendo distribuído pela Level Up!Games totalmente em português.
Em SMITE, você escolhe entre diversos panteões para controlar a divindade de sua preferência, que possui habilidades únicas, essenciais para vencer seus inimigos em partidas com equipes de até cinco contra cinco.
Para os jogadores já acostumados com o estilo, SMITE é uma nova visão do gênero de Arena de Combate, conhecido popularmente como MOBA. Porém, a perspectiva é em terceira pessoa! Assim, no lugar de usar o mouse para se mover, você utiliza o conhecido grupo de teclas "W-A-S-D" para se movimentar dentro do jogo.
Todas as criaturas do jogo são baseadas em seres mitológicos. Com isso, até mesmo elementos comuns à maioria dos jogos de arena de combate ganham características interessantes
Os jogadores são formados em duas equipes, com 3-5 jogadores para cada equipe. As equipes começam em lados opostos do mapa. Quando os jogadores começam uma partida, são concedidos uma quantidade de ouro (normalmente 1500) para comprar itens na partida. Esses itens concedem bônus especiais ou habilidades que melhoram o deus.
Existem 3 rotas contínuas que funcionam a partir de um lado do mapa para o outro. Cada rota é defendida por uma "Fenix", que é acompanhada por um par de torres defensivas. Fênix e torres dão uma grande quantidade de dano a todos os inimigos que chegam perto delas. O objetivo de cada jogo é destruir a Fênix da equipe adversária e o Titan, um guerreiro gigante que deve ser derrotado para ganhar o jogo.
Os jogadores são acompanhados por 'minions', pequenos soldados com um ataque fraco; estes minions nascem na Fênix a cada trinta segundos e correm ao longo de sua pista até se depararem com seu inimigo e o atacarem. Minions vão atacar não só os jogadores e outros minions, mas também torres, fênix e o Titan; na verdade, a sua presença é necessária para que os jogadores causam dano completo a estes objectivos. Os jogadores podem atacar as torres adversárias, no entanto, as torres irão disparar contra eles, se não houver minions próximos ou se o jogador ataca um jogador inimigo sob sua torre. Se um jogo está indo mal para uma determinada equipe pode decidir se entregar, mas isso requer uma maioria da equipe (4 jogadores para 1) a concordar.